A cada ano, o movimento “Outubro Rosa” tem ganhado notoriedade graças à participação de toda a sociedade. O movimento que nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, é celebrado anualmente em muitos países através de iniciativas que alertem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. E a Concessionária Morro da Mesa faz questão de apoiar a causa há anos.

Neste ano as colaboradoras participaram de uma palestra ministrada por alunas do curso de Enfermagem da Universidade de Cuiabá – Unic, que falaram sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil.

A aluna Jaqueline Bordão, ressaltou que a ação da concessionária em promover palestras como essa é de suma importância. “Se todas as empresas se preocupassem com a prevenção com certeza teríamos menos casos da doença. E sabemos também que a prevenção sempre é mais barata que o tratamento. Com certeza o que essas mulheres aprenderam aqui hoje, vão praticar e passar para outras pessoas”.

Além de promover a prevenção, esse ano a Concessionária Morro da Mesa apoiou também ações da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), que tem a missão de valorizar a vida através da prevenção e diagnóstico precoce, do tratamento humanizado aos pacientes e apoio aos familiares. A Apor é responsável pelo Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e também mantêm uma casa de apoio que ajuda pacientes com câncer. A entidade é hoje o único acesso filantrópico para realização do exame de mamografia para pacientes locais e 18 municípios da região. São atendidos por mês, uma média de 600 pacientes com exames preventivos (mamografia, ultrassom, biópsias e PSA) além de consultas e cirurgias.

De acordo com Luciana Santos, diretora Institucional da Concessionária, se unir a Apor foi uma das maneiras que a Concessionária encontrou de levar a prevenção a um número maior de pessoas. “Sempre apoiamos o outubro rosa, e neste ano em conversa com a coordenadora da APOR, Silvana, ficamos sensibilizados e motivados com alguns depoimentos dela, onde ela frisou a importância do trabalho voluntário para essas pessoas a qual estão passando por problemas oncológicos, por isso resolvemos ampliar nossas ações e nada melhor do que através de uma Associação que ajuda tantas pessoas”, frisou.